A História do Pão de mel



O pão de mel é um doce de origem européia, elaborado à base de mel, farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias e ovos. Depois de prontos e frios, normalmente, são banhados em chocolate. O pão de mel surgiu quando os europeus descobriram que o pão de especiarias poderia ser coberto com chocolate derretido para prolongar o seu sabor e umidade.
A primeira versão de mel nasceu em meados do século IX, na Rússia, e era uma mistura de farinha, mel e suco de frutas. O mel constituía quase metade de todos os outros ingredientes. Os russos deram a essa iguaria o nome de “pryaniki”. 
Mais tarde, já nos séculos XII e XIII, foram adicionadas ao pryaniki especiarias vindas da Índia e Oriente Médio, como canela, nozes, gengibre e frutas secas. Entre os séculos XVII – XIX a receita se espalhou, e cada região da Rússia tinha a sua maneira de assar os pães. 
Os pryanikis eram feitos em formato de animais para enfeitar as árvores de natal ou para dar de presentes em casamentos, festas, celebrações e outras datas especiais. Alguns eram feitos em formato de anjos para pessoas doentes, para que o anjo zelasse por ela e a pessoa se curasse. 
Acredita-se que, em algum lugar da Europa, descobriu-se que esse pão de especiarias poderia ser banhado em chocolate derretido. Daí a receita se aperfeiçoou, e o pryaniki passou a ser elaborado à base de mel, farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias e ovos, e obviamente, banhados em chocolate.

Hoje em dia o pão de mel é um fenômeno em todo o mundo, principalmente com a cobertura de chocolate e com os diferentes recheios que os tornam muito saborosos.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A3o_de_mel
http://www.mrbey.com.br/blog/index.php/pao-de-mel-deliciosa-sobremesa-nasceu-na-russia/